O home office se tornou muito popular com a pandemia de COVID-19 e passou a ser uma realidade para muitas pessoas.
Apesar de ser conhecido por sua comodidade ao realizar as atividades laborais em casa, a prática apresenta grandes desafios para líderes e gestores de empresas.
Afinal, liderar e monitorar a equipe de colaboradores de modo virtual tem as suas dificuldades para manter o engajamento e a produtividade.
Entretanto, saiba que superar esses obstáculos é possível e é fundamental para preservar uma liderança eficiente e conservar a motivação do time.
Portanto, neste artigo você verá quais são os principais desafios e dicas para ter uma liderança eficiente em tempos de home office!
Desafios da liderança no home office
O primeiro desafio do home office que impacta diretamente nos resultados de uma empresa é a dificuldade de comunicação.
Afinal, o contato presencial é substituído por uma interação virtual, que pode comprometer o tom da conversa e o entendimento de tarefas.
Uma outra dificuldade são os problemas técnicos, que fogem do controle do colaborador, como a instabilidade da internet e a falta de energia elétrica.
Contudo, existe ainda a preocupação com as distrações de casa, como assistir televisão, cuidar dos filhos e descansar.
Ademais, o estresse e a ansiedade também são recorrentes em trabalhadores que estão em home office. Isso porque, muitas vezes o funcionário fica sobrecarregado com demandas e trabalha mais do que deveria.
Assim, essas situações podem comprometer os resultados da instituição, e cabe ao gestor saber estimular o engajamento e a motivação da equipe, através de uma liderança eficiente, mesmo sem contato presencial.
6 dicas para uma liderança eficiente no home office
As boas práticas são primordiais para liderar uma equipe, especialmente quando falamos de home office. Questões simples como atividades detalhadas, autonomia e confiança podem fazer a diferença na rotina dos seus funcionários, confira!
1. Atividades detalhadas
Em virtude da maior dificuldade de comunicação no home office, é importante que as tarefas sejam fornecidas com o máximo de detalhes possíveis.
Deste modo, delegar atividades contendo os objetivos, prioridades, responsabilidades, resultados esperados e prazo para realização é essencial.
Afinal, quanto mais informações o colaborador tiver, mais assertiva e eficiente é a entrega do produto, e o gestor não precisa se preocupar com possíveis distrações.
2. Autonomia
Embora fornecer tarefas com uma riqueza de detalhes seja fundamental, é necessário também trabalhar a autonomia do funcionário.
Fornecer autonomia é uma forma de demonstrar confiança no seu time, no que diz respeito ao exercício de suas respectivas funções e entrega de bons produtos.
3. Inspire confiança
Inspirar confiança é essencial para transmitir segurança aos colaboradores e mantê-los engajados e produtivos.
Dicas para expressar confiança envolvem realizar cobranças nos momentos certos e não entrar em contato com o funcionário fora do horário de expediente para não os sobrecarregar.
Assim, isso demonstra que você confia no trabalho da sua equipe, que não é um líder controlador e que se preocupa com a saúde mental dos trabalhadores.
Entretanto, é importante estimular a disciplina dos funcionários, pois, a flexibilidade do home office exige um grau de responsabilidade e organização da equipe.
4. Comunicação e escuta
Ruídos de comunicação é um dos principais desafios em uma liderança no home office. Afinal, no modelo virtual é mais difícil notar quando algum funcionário possui uma demanda pessoal.
Portanto, estabeleça espaços seguros e humanizados para a escuta dos funcionários, ouça as suas demandas e entenda suas potencialidades.
Deste modo, é possível fortalecer vínculos e compreender dificuldades e competências daquele colaborador, facilitando também a distribuição de tarefas.
5. Feedbacks e apoio
Fornecer feedbacks aos funcionários através das videochamadas é uma das formas de garantir uma liderança eficiente. Isso porque, retornos com críticas construtivas reforçam o desempenho da equipe e ajuda a corrigir erros.
Entretanto, lembre-se de ser sutil e demonstrar interesse no desenvolvimento pessoal e profissional daquele trabalhador.
Além disso, esteja ciente que erros e imprevistos sempre podem acontecer e leve em consideração o que o colaborador tem a dizer, como suas opiniões e expectativas.
6. Interação
A interação é essencial para o trabalho em equipe, então, é fundamental criar uma rotina de reuniões on-line para manter o time conectado.
Assim, possibilita o diálogo acerca de tópicos, projetos e prioridades da empresa, além de reduzir a sensação de distanciamento que o home office provoca.
Ademais, as reuniões também promovem a supervisão de processos e resultados da empresa e incentiva discussões para elencar ideias e melhorias.
E aí? Gostou deste artigo? Conheça a Imersão Motiva, tenha acesso a outros conteúdos e aprenda mais sobre motivação no ambiente de trabalho!