Diariamente nós entramos em situações que exigem que façamos negociações, seja com nós mesmos ou com pessoas ao nosso redor, como uma venda.
Além dessa possibilidade, existem inúmeros tipos de negociações no nosso dia a dia como, escolher entre ir à praia ou a academia, qual filme assistir com os amigos, qual será o sabor da pizza escolhida, entre outras.
Todavia, em situações mais complexas na qual a maior responsabilidade para essa negociação dar certo está em suas mãos, existem vários princípios e etapas que podem ser usados para você obter o sucesso esperado.
Se o seu objetivo é realizar uma excelente venda, fique por dentro de todas as dicas a seguir que irão te guiar para uma negociação assertiva, e, consequentemente, o aumento das vendas.
O que fazer para se preparar para uma boa negociação
Antes de negociar, é de grande importância ressaltar que uma venda de qualidade não envolve apenas lucrar com o seu produto, vai muito além disso.
Além de uma boa comunicação e atenciosidade do negociador, exige um conhecimento prévio sobre tudo aquilo que envolve o produto e qual o seu cenário financeiro no mercado atual.
Portanto, aqui vão algumas dicas para você garantir uma excelente preparação para que a sua negociação seja um sucesso:
1. Conheça o seu produto
Ter conhecimento do produto que irá colocar à venda parece ser um tópico óbvio, no entanto, a realidade é que muitos negociantes ainda desconhecem a grande importância desse passo.
Essa etapa é de fundamental importância principalmente para entender de que forma esse produto irá afetar na vida de seu cliente e saber esclarecer as suas dúvidas.
2. Conheça a procedência da matéria-prima do seu produto
Outro ponto crucial envolvendo o produto em si, é a necessidade de ter o conhecimento prévio da procedência daquela matéria-prima que deseja utilizar.
Isso pelo fato de que ter esse conhecimento, permite que a matéria-prima do fornecedor seja analisada de forma correta para que ter certeza de que ela atinge os requisitos necessários para a sua manufatura.
Essa análise mais profunda, também permite que o negociante tenha noção sobre as margens de custos e lucros esperados e como aquele produto está inserido no mercado financeiro atual.
3. Saiba quem é seu público-alvo
Conhecer o perfil de quem estará na sua frente na hora de propor uma negociação é de extrema importância para uma venda mais assertiva.
Pode ser que seja um perfil de cliente que pense a longo prazo ou já esteja mais certeiro do que quer e deseja fechar negócio de imediato.
Dessa forma, manter-se ciente sobre o perfil do seu maior público-alvo, irá te direcionar e te adaptar às tendências de consumo do momento e se o seu produto ainda está atendendo ao comportamento dos seus consumidores.
4. Saiba qual abordagem utilizar
Um outro momento de fundamental importância para o desempenho positivo das vendas, está na hora de abordar o seu cliente sobre o assunto.
O ponto crucial nesse momento, para qualquer negociador que almeja o sucesso, é transmitir simpatia, empatia e atenciosidade.
A primeira imagem sempre é aquela que fica, portanto, os primeiros segundos são os mais importantes para o cliente criar uma imagem positiva sobre o produto.
É válido ressaltar também, que cada cliente que chega já detém um conhecimento prévio sobre aquele produto, mesmo que seja mínimo.
Por isso, é aconselhável partir do princípio de que o cliente não tem nenhum conhecimento prévio sobre, dessa forma, fica mais fácil guiar a conversa e mostrar os tópicos do produto que ache mais importante adaptando-se ao nível de conhecimento mostrado por ele.
5. Lidar com as objeções
Durante o processo de abordagem, um comportamento muito comum que pode acontecer são as típicas objeções de venda.
As objeções são questionamentos, dúvidas e inseguranças colocadas pelo cliente em relação ao produto. É normal que esse compilado contribua para uma quase desistência da compra.
Normalmente elas são expressas por meio de frases como “está caro demais”, “em outra loja está mais em conta” ou “prefiro verificar em outros lugares antes”.
Nessas horas, é de grande importância que o vendedor esteja pronto para esclarecer e contornar todas essas objeções, por meio de argumentos sólidos e exemplos de outras pessoas que também estavam com essas questões, mas optaram por comprar.
6. Saiba apresentar o produto
Outra etapa relevante que ocorre durante o processo de conversação e esclarecimento entre consumidor e vendedor é a apresentação do seu produto.
Esse momento é de fundamental importância, principalmente se você percebe que aquele cliente tem mais objeções do que certezas.
É a hora perfeita para estimular o desejo do cliente em adquiri-lo e mostrar suas técnicas de persuasão.
Para isso, é necessário que o cliente tenha acesso ao produto, então, ofereça versões para testes e experimentações, deixe-o à vontade para manuseá-lo e testá-lo o tempo que precisar.
7. O fechamento da venda
Finalmente chegou a hora mais esperada por qualquer negociador: o fechamento de negócio. Essa é a prova viva de que todas as técnicas anteriores foram aplicadas com êxito.
Após o momento que o cliente confirmou que deseja seguir com a compra, é normal que surjam tentativas de negociações.
Pedidos de descontos, aumento do número de parcelas, ou algum benefício pela forma de pagamento com certeza será colocado em pauta pelo consumidor.
Ciente disso, o negociador já deve estar com respostas concretas sobre quais tipos de negociações é capaz de fazer com aquele produto e passar para o cliente, deixando a decisão final em suas mãos sem tentar empurrar alguma sugestão.
8. O pós-venda
Chegamos finalmente à etapa final, mas não menos importante, do processo de venda: a fidelização ou pós-venda. É a forma de manter os seus consumidores sempre por perto e atualizados sobre os seus produtos.
Assim, ofereça todo o suporte necessário para aquele produto, além de procurar saber o nível de satisfação. Afinal, é através desses feedbacks que você terá um nivelador de como está o seu produto e de possíveis aprimoramentos.
Após todos esses compilados de dicas ficou mais claro como evoluir nos seus negócios de forma assertiva?
Agora que você tem todas essas ferramentas em suas mãos, é hora de colocar em prática e só esperar os resultados.
Além disso, saiba como se manter motivado para alavancar os seus resultados cada vez mais, explore nosso blog!