Turnover: o que é, tipos e impactos para a gestão empresarial

LiderançaMotivação

Uma boa gestão empresarial deve levar em consideração os indicadores que podem causar impacto nos negócios, como o índice de turnover. Esse indicador deve fazer parte do planejamento estratégico da empresa, em virtude do seu potencial de prejudicar a eficiência do negócio.

Pensando nisso, nós, da Imersão Motiva, vamos falar sobre o índice de turnover, quais são os tipos, como calcular e seus impactos na gestão empresarial. Continue a leitura!

O que é turnover?

Turnover é um termo em inglês que pode ter diferentes significados, como renovação ou reversão.

Quando se fala em gestão de pessoas, o turnover consiste no índice que mede a rotatividade dos funcionários nas empresas por um período de tempo. Normalmente, o indicador analisa a saída de trabalhadores da empresa no período de 12 meses.

Assim, inicialmente, essa métrica analisa as demissões e novas contratações dentro de uma organização. No entanto, o turnover também pode indicar se há problemas na empresa e na gestão de pessoal.

Isso porque, embora seja saudável toda empresa contar com índice de turnover, quando esse indicador apresenta um percentual alto, os impactos na gestão empresarial são negativos, como má administração, baixa motivação dos funcionários ou salários não compatíveis com o esperado.

Quais são os tipos de turnover?

Como o turnover está ligado à rotatividade de pessoal, é importante entender quais são os motivos que levam um funcionário a sair ou ser desligado da empresa.

E, para isso, falamos em tipos de turnover, que podem ser de quatro categorias:

1.       Voluntário

O turnover voluntário é aquele no qual o empregado toma a decisão de sair da empresa por desejo pessoal e pode estar ligado a recebimento de novas propostas, ausência de perspectiva de crescimento na carreira ou baixa motivação.

2.       Involuntário

Quando é involuntário, o turnover diz respeito ao desligamento do trabalhador por decisão da própria empresa. Desempenho baixo, baixo fit cultural ou redução de gastos podem estar entre os motivos do turnover involuntário.

3.       Funcional

Com características próximas ao voluntário, o turnover funcional é aquele em que o colaborador está insatisfeito com o trabalho e, ainda, apresenta baixo rendimento.

Dessa forma, é funcional, ou benéfico para companhia, que o trabalhador solicite o desligamento.

4.       Disfuncional

Diz respeito à decisão do trabalhador de solicitar o desligamento da empresa, mesmo quando há bons resultados sendo entregues e há o fit cultural com a vaga.

Esse tipo de turnover é prejudicial para companhia, porque revela a decisão de um colaborador com habilidades difíceis de serem substituídas ter decidido sair da organização.

Cálculo do índice de turnover

O indicador de rotatividade de pessoal deve ser analisado caso a caso, especialmente entre empresas de segmentos distintos. Afinal, em algumas áreas o alto índice de rotatividade pode ser aceitável, mas para outros ramos do negócio, não.

Nesse sentido, é fundamental acompanhar de perto o índice de turnover através de um cálculo simples para medir o percentual de rotatividade do negócio.

Turnover

A fórmula acima pode parecer difícil, então, vamos a um exemplo?

Em uma empresa que contratou 18 funcionários, desligou 24 e tenha em seu quadro de pessoal 205 pessoas, o cálculo fica assim:

T = (18+24)/2 = 21/205 = 0.102 x 100 = 10,24%

Nessa empresa, o índice é de 10,24%.

Impactos do turnover para gestão empresarial

Como dissemos, é saudável um índice de turnover em toda empresa. No entanto, quando a rotatividade de pessoal é alta e há dificuldade para reter os melhores talentos, a empresa pode ser prejudicada.

Em primeiro lugar, os custos com o pagamento de verbas rescisórias e novas contratações são altos, o que pode impactar no fluxo de caixa e na gestão de custos da empresa.

Por outro lado, a saída de pessoas da empresa em razão de tratamento diferenciado dentro do time, cultura organizacional pouco saudável e falta de motivação e reconhecimento, pode causar impactos no longo prazo. Afinal, os melhores talentos vão em busca das melhores oportunidades.

Para evitar consequências negativas na gestão empresarial, é fundamental analisar os motivos do desligamento, assim como o índice de desligamento disfuncional, que é um dos mais prejudiciais para a empresa.

Do mesmo modo, trabalhar para manter a motivação em alta, promover tratamento igualitário, reconhecimento e construir um bom plano de carreira são ótimas estratégicas para reduzir o índice de turnover.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é índice de turnover e como calcular, é importante desenvolver estratégias para manter os funcionários motivados, com o objetivo de reter os melhores talentos e evitar impactos negativos na gestão empresarial.

Com a Imersão Motiva, você pode oferecer treinamentos intensivos para sua equipe, que vai aprender sobre motivação, técnicas de persuasão e a importância de se automotivar.

Em nosso site você pode descobrir como o treinamento Imersão Motiva pode te ajudar. Para se manter atualizado sobre os melhores temas em gestão de pessoas e negócios, acesse o nosso blog.

Tags: Liderança, Motivação

Você pode gostar

Treinamento comportamental: não investir neles pode tornar a sua empresa ultrapassada
Home office: 6 dicas para uma liderança eficiente!

Autor

Leia também