SIPAT: importante para motivação e segurança da equipe de trabalho

MotivaçãoSegurança do trabalho

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT), como o próprio nome já diz, possui como finalidade aumentar a prevenção das doenças e acidentes no local de trabalho. Mas como organizar uma SIPAT que traga motivação e segurança no trabalho?

Atividades para direcionar e conscientizar os colaboradores são essenciais para evitar riscos durante o dia a dia no trabalho. Os contratados necessitam desenvolver ações positivas em sua rotina, para que seja possível notar sinais de perigo e reduzir todos esses riscos.

Por isso, segundo a Norma Regulamentadora Nº 5 (NR5), a SIPAT deve ocorrer todos os anos na empresa. Quer saber a importância desse evento para a motivação e segurança da equipe de trabalho? É só nos acompanhar na leitura deste artigo.

Confira a seguir!

SIPAT: o que é?

SIPAT é uma sigla que corresponde a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. É organizada pelas firmas e parte de seus colaboradores com o intuito de conscientizar todos os outros contratados sobre a relevância da prevenção de acidentes no trabalho.

Este evento é gerenciado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA), montada por um grupo de funcionários encarregados de desenvolver as atividades direcionadas ao tema.

Diante disso, essa comissão é obrigatória em todas as companhias que possuem mais de 20 (vinte) colaboradores que, consequentemente, precisam ter uma SIPAT todos os anos.

Ao decorrer da programação realizada pela CIPA, os trabalhadores participam de várias atividades, como palestras e treinamentos, sobre prevenção de acidentes de trabalho.

Todavia, também podem ser discutidos temas referentes aos cuidados com a saúde em casa, para que as pessoas consigam focar em sua saúde e bem-estar mesmo estando longe da empresa.

Qual a importância da SIPAT para a empresa e equipe de trabalho?

Muito além do que um método obrigatório por lei, a SIPAT é uma ação muito relevante e necessária para capacitar os empregados das medidas de segurança para prevenir acidentes de trabalho.

Sendo assim, quanto mais informações de qualidade e preocupação com a segurança por parte da companhia, mais seguros se encontram os funcionários, gerando motivação, otimizando procedimentos e melhorando a performance no serviço.

Quando um estabelecimento organiza e procura engajar do melhor modo seus empregados na SIPAT, também estará promovendo a reflexão e conhecimento, criando consciência sobre a importância da prevenção de acidentes, combate às doenças no trabalho, tanto físicas ou psicológicas, segurança e qualidade de vida em todos os sentidos.

Como promover a SIPAT dentro da sua empresa?

É muito relevante que primeiro determine quais serão os membros da companhia que ficarão responsáveis pela organização do evento, criando a CIPA. Essas pessoas serão encarregadas por definir os temas, locais, datas e outros tipos de particularidades.

Como esse evento tem sua importância, deverá ser organizado com muita antecedência, para que consigam definir todos os passos com bastante cautela e evitar qualquer tipo de problema.

Escolha dos temas

Como mencionado acima, os temas das palestras precisam ser analisados e estudados com antecedência para que consigam atingir todos os grupos de trabalhadores. Então, será necessário um levantamento de informações de acidentes e afastamentos tidos dentro da sua empresa.

Com isso, logo após obter essas informações, chegou o momento de cada responsável utilizar a criatividade e escolher quais serão os respectivos temas, que nortearão os eventos durante a SIPAT.

Busque especialistas

O sensato é que a companhia, ao escolher os temas, busque por especialistas sobre os respectivos assuntos para ministrar as palestras, realizar atividades e orientar os funcionários.

Exemplificando, ao falar sobre a importância dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual, o correto é que um especialista em Segurança do Trabalho direcione o papo sobre o assunto. Esse é o melhor modo para levar informações importantes, motivadoras e confiáveis aos seus empregados.

Divulgação

Um papel muito importante que os membros da CIPA precisam entender é que eles também são encarregados de fazer a divulgação eficiente que vai alcançar todos os trabalhadores e envolvidos da SIPAT.

Então, essa comunicação interna, pode ser feita por meio de e-mail, banner espalhados pelo espaço de trabalho, murais, folders e etc. precisa gerar interesse e motivação para que o máximo de pessoas participem.

Conclusão

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho não é apenas uma questão de segurança obrigatória para as empresas, e sim é uma oportunidade para motivar seus empregados e colocar em pauta assuntos importantes para saúde e bem-estar.

Por conta disso, é necessário investir em workshops, palestras e atividades apresentadas por profissionais especialistas em cada assunto.

Chegamos ao final! Gostou do artigo? Confira outros aqui no nosso blog!

Tags: Motivação, Segurança do trabalho

Você pode gostar

Engajamento de equipe: como conquistar e erros que podem prejudicá-lo
Treinamento comportamental: não investir neles pode tornar a sua empresa ultrapassada

Autor

Leia também