Engajamento de equipe: como conquistar e erros que podem prejudicá-lo

LiderançaMotivação

O ambiente de trabalho e as relações entre os colaboradores influenciam diretamente na produtividade e qualidade do seu trabalho, existem alguns erros cometidos no processo de estimular o engajamento de equipe, o que pode resultar no efeito contrário.

O engajamento está ligado a troca realizada entre a empresa e os funcionários, como isso afeta ambas as partes e quais são os benefícios dessa relação, colocando-o em prática, é gerado o sentimento de utilidade e pertencimento nos trabalhadores, que se tornam mais produtivos.

Mas qual é a verdadeira importância do engajamento de equipe?

Além de motivar os trabalhadores, ele torna as experiências positivas na empresa, contribuindo para a harmonia do clima organizacional, por meio dos gestores e líderes que devem operar para garantir essa motivação e produtividade nos funcionários.

A junção da organização com a motivação dos colaboradores garante resultados positivos para a empresa, como a otimização de tempo com as demandas, por exemplo, são diversos benefícios relacionados ao engajamento da equipe, mas como estimulá-lo?

Como aumentar o engajamento de colaboradores?

Principalmente após a pandemia da COVID-19, muitas empresas que não adotavam o trabalho em modelo remoto ou híbrido, os implementaram em suas empresas, o que trouxe alguns desafios para o relacionamento entre os funcionários e as análises que poderiam ser feitas.

Afinal, como manter um bom clima e relacionamento no ambiente de trabalho se os colaboradores não estão exercendo seus cargos no mesmo ambiente físico?

Existem algumas ações que podem ser adotadas a empresa para promover o engajamento, seja no modelo remoto ou presencial de trabalho, objetivando uma equipe mais unida e motivada, porém de maneira organizada, veja como:

Comunicação entre o RH e os gestores.

O departamento de gestão de pessoas é o grande responsável por auxiliar todo esse processo e acompanhar seu andamento e resultados, realizar as alterações necessárias e planejar novas estratégias.

Os gestores possuem o papel de liderar, por isso, devem estar incentivando os colaboradores a acompanhar e por em prática as estratégias do RH, além de observar como os funcionários estão se adaptando as mudanças.

Logo, a boa comunicação entre o setor do RH e os gestores é fundamental para a assertividade das ações e alcance dos resultados esperados.

Com o alinhamento dos departamentos, é preciso transmitir aos outros colaboradores todas as normas, valores e ações que podem ser praticadas por eles para contribuir à ocorrência de experiências positivas no ambiente de trabalho.

Valorização de atitudes individuais dos funcionários.

A fim de incentivar as atitudes positivas dos colaboradores, para que elas continuem sendo praticadas por eles individualmente, e posteriormente por outros trabalhadores, é interessante valorizá-las.

Esse procedimento impacta na eficiência da equipe, abre margem para a competição saudável e estimula os outros colaboradores a seguir o mesmo exemplo, enquanto estimula os funcionários a buscar por resultados melhores.

Esse hábito deve fazer parte da estrutura organizacional da empresa, afinal, contribui de maneira expressiva para o engajamento da equipe.

Acompanhar as expectativas e necessidades dos funcionários.

Uma nova geração de profissionais está se inserindo no mercado de trabalho, para facilitar esse processo, é preciso observar suas expectativas e necessidades, correspondendo como possível e engajando-os na empresa.

Afinal, foi possível observar que o padrão de comportamento destes novos profissionais não está buscando apenas a estabilidade financeira que a geração anterior sempre almejou, e sim, a qualidade de vida dentro e fora da empresa.

Portanto, os valores, ações sociais e práticas da empresa influenciam diretamente na escolha desse grupo trabalhadores, que procuram por mais humanização e sustentabilidade no mercado de trabalho.

A diversidade e inclusão são pautas igualmente relevantes, não apenas para a nova geração, mas, para toda uma parcela da população que se enquadra nesses requisitos, a empresa deve criar oportunidades para aqueles futuros colaboradores que possuem, comumente, um espaço reduzido no mercado.

Quais são os erros mais cometidos por empresas para engajar a equipe?

Algumas execuções podem causar o efeito contrário em seus funcionários, por isso, ao aplicar as ações indicadas acima para engajar os colaboradores, é preciso se atentar aos equívocos que podem prejudicar o envolvimento dos funcionários nas atividades da empresa.

Liderança corporativa que não motiva.

Os gestores e líderes são os responsáveis por motivar a equipe e promover as práticas das ações que a engaja, mas quando os mesmos não conseguem cumprir essa função, sem fornecer o devido suporte, os profissionais não respondem da mesma maneira às ações propostas.

O sentimento de falta de amparo que pode ser gerado nos funcionários ocasiona a frustração e redução na produtividade da equipe.

Um gestor deve estar preocupado com estes fatores e extrair o máximo do potencial de seus colaboradores, enquanto promove junto ao RH, as políticas que melhorem sua experiência com o trabalho.

Implementação de tecnologias sem preparação

Apesar de ser uma grande aliada, a tecnologia sem aparo e instruções pode ter um efeito negativo, a equipe precisa ser preparada para receber aquela nova tecnologia e inseri-la no cotidiano.

A empresa deve realizar um planejamento para que sua implementação não ocasione nenhum tipo de distração ou erro na execução de alguma atividade.

Muitas mudanças na organização

As mudanças são necessárias para alinhas os trabalhadores e a empresa, porém, caso sejam feitas incorretamente, ou excessivamente, podem prejudicar a produtividade dos funcionários.

As alterações devem ocorrer de modo fluído, que visem tornar o ambiente corporativo mais agradável e harmônico, acolhendo os trabalhadores e os motivando, o que precisa acontecer conforme um planejamento prévio.

Além disso, a eficácia dessas mudanças e sua prática devem ser acompanhadas, a fim de garantir o aumento do engajamento da equipe.

Como medir o engajamento no ambiente de trabalho?

Para acompanhar o progresso das mudanças adotadas, ou se houve alguma redução no engajamento da equipe, é preciso medir o nível do engajamento no ambiente de trabalho, mas como isso é feito?

Existem alguns métodos eficazes, como o uso de questionários e pesquisas de modo periódico com os trabalhadores, ou a realização de feedbacks e reuniões semanais ou quinzenais para alinhar os acontecimentos desse período, as metas e os objetivos individuais e coletivos, e os resultados atingidos.

Para o caso das empresas que trabalham com atendimento ao cliente, é possível observar o nível de fidelização alcançado, e a natureza dos retornos dados por clientes sobre o atendimento.

Há muitos outros meios de acompanhar o desenvolvimento dessas práticas que visam engajar a equipe, porém, o principal é observar e se atentar ao que os funcionários e clientes necessitam.

Para conferir mais dicas de como engajar sua equipe, acesse o nosso blog!

Tags: Liderança, Motivação

Você pode gostar

Venda mais: 5 atitudes para ser um vendedor Top
SIPAT: importante para motivação e segurança da equipe de trabalho

Autor

Leia também