Criatividade: 3 dicas para desenvolver a sua rapidamente

Motivação

A criatividade é considerada uma vantagem competitiva em qualquer área de atuação no mercado de trabalho. Um “profissional criativo” consegue otimizar seus resultados e resolver os problemas com muita eficiência e praticidade, tornando-se assim um profissional de destaque.

A criatividade não é um dom, mas sim uma habilidade que todos possuem e que precisa ser exercitada para se desenvolver.

E então, que tal saber um pouco mais sobre a importância da criatividade no mercado de trabalho? Continue a leitura do artigo e confira três dicas para o desenvolvimento criativo, contribuindo assim para realização de um trabalho com excelência.

O que é a criatividade?

Criatividade é a capacidade de criar coisas novas.

Um ser criativo é alguém que consegue ir além dos métodos padrões, pensando sempre “fora da caixa”. Além disso, é uma pessoa que não tem medo de se arriscar e que está sempre disposto a promover a inovação.

A criatividade é caracterizada como uma competência comportamental, também conhecida como soft skill – habilidades subjetivas as quais não dependem de uma formação para existir.

O que é ser um profissional criativo?

Ser um profissional criativo consiste em conseguir enxergar os problemas de maneira diferentes, propondo soluções inovadoras para solucioná-los. Além disso, é um profissional que sugere diversas ideias originais e pensa “fora da caixa”, indo além dos padrões.

Como a criatividade influência no trabalho?

De acordo com dados de um relatório feito pelo StateofCreate, o desenvolvimento de profissionais criativos pode mudar o cenário de uma empresa, melhorando seus resultados.

A criatividade tem o poder de elevar a competitividade da empresa, visto que, os profissionais criativos tendem a facilitar os processos de resolução de problemas. Além disso, a criatividade atua como um grande estimulante para a produtividade, aumentando a probabilidade de sucesso da empresa. Por fim, a criatividade consegue tornar o local de trabalho mais agradável, visto que, os profissionais se tornam mais engajados.

Confira agora alguns dados que foram destacados na pesquisa:

– 80% dos profissionais dizem que o estímulo a criatividade os deixa mais satisfeitos

– 70% das pessoas acreditam que a criatividade atribui valor a sociedade

– 64% das pessoas dizem que a criatividade tem impactos positivos na economia

– 45% dos colaboradores que se autodenominam criativos dizem que sai mais felizes no trabalho

– 44% dos profissionais criativos no trabalho afirmam ser mais confiantes.

3 dicas para desenvolver a criatividade em um ambiente de trabalho

Confira agora algumas dicas para desenvolver a criatividade no ambiente de trabalho:

  1. O RH pode ajudar a promover a criatividade no trabalho

O Recursos Humanos (RH) de uma empresa são todas as pessoas que fazem parte dela. Entretanto, a gestão de RH ou gestão de pessoas é a parte administrativa da empresa que alinha os seus objetivos no mercado de trabalho com os colaboradores e promove a satisfação profissional.

A gestão do RH tem como uns dos seus objetivos promover ações de engajamento, desenvolvimento e motivação de equipes e melhoria do clima organizacional. Por isso, a gestão de RH é essencial e pode ajudar a promover a criatividade no trabalho. Sendo assim, o RH deve primeiramente criar um ambiente acolhedor, valorizando o profissional, promovendo formações e treinamentos.

Além disso, seria interessante se eles criassem um “pacote de benefícios” que teria como função contemplar colaboradores que sugerem novos projetos. Caso o projeto do profissional obtenha sucesso, ele poderá ganhar um tipo de comissão ou bônus. Tal pacote incentivará o aumento

Por fim, o RH ainda pode promover encontros internos entre os colaboradores criando um ambiente acolhedor e propício para que os profissionais estejam engajados e se sintam valorizados, incentivando o desenvolvimento a criatividade.

  1. Invista em treinamentos

Os treinamentos são essenciais para incentivar o desenvolvimento da criatividade no ambiente de trabalho, visto que, os colaboradores absorvem conhecimentos novos e adquirem novas competências.

O Imersão Motiva promove um treinamento imersivo com uma equipe de palestrantes experientes que abordam temas com o objetivo de inspirar pessoas a despertar o poder da automotivação, contribuindo para a melhora nos resultados de uma empresa.

O projeto tem como objetivo fazer com que os participantes tenham a oportunidade de ampliar suas habilidades, capacidades e competências, atingindo assim, uma alta performance profissional.

  1. Faça brainstorming

Essa técnica tem como objetivo estimular a capacidade criativa e intelectual dos participantes e contribuir para uma cultura colaborativa. Sendo assim, uma ferramenta essencial para criar uma cultura de criatividade e inovação, através de encontros, nos quais, são expostas questões que precisam de uma resolução ou um ambiente para sugestão de novos projetos para a empresa.

E aí, conseguiu aprender como desenvolver a criatividade em um ambiente de trabalho?

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Conheça um pouco mais sobre a Imersão Motiva e aprenda sobre mais temas relacionados ao ambiente de trabalho!

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