A criatividade é considerada uma vantagem competitiva em qualquer área de atuação no mercado de trabalho. Um “profissional criativo” consegue otimizar seus resultados e resolver os problemas com muita eficiência e praticidade, tornando-se assim um profissional de destaque.
A criatividade não é um dom, mas sim uma habilidade que todos possuem e que precisa ser exercitada para se desenvolver.
E então, que tal saber um pouco mais sobre a importância da criatividade no mercado de trabalho? Continue a leitura do artigo e confira três dicas para o desenvolvimento criativo, contribuindo assim para realização de um trabalho com excelência.
O que é a criatividade?
Criatividade é a capacidade de criar coisas novas.
Um ser criativo é alguém que consegue ir além dos métodos padrões, pensando sempre “fora da caixa”. Além disso, é uma pessoa que não tem medo de se arriscar e que está sempre disposto a promover a inovação.
A criatividade é caracterizada como uma competência comportamental, também conhecida como soft skill – habilidades subjetivas as quais não dependem de uma formação para existir.
O que é ser um profissional criativo?
Ser um profissional criativo consiste em conseguir enxergar os problemas de maneira diferentes, propondo soluções inovadoras para solucioná-los. Além disso, é um profissional que sugere diversas ideias originais e pensa “fora da caixa”, indo além dos padrões.
Como a criatividade influência no trabalho?
De acordo com dados de um relatório feito pelo StateofCreate, o desenvolvimento de profissionais criativos pode mudar o cenário de uma empresa, melhorando seus resultados.
A criatividade tem o poder de elevar a competitividade da empresa, visto que, os profissionais criativos tendem a facilitar os processos de resolução de problemas. Além disso, a criatividade atua como um grande estimulante para a produtividade, aumentando a probabilidade de sucesso da empresa. Por fim, a criatividade consegue tornar o local de trabalho mais agradável, visto que, os profissionais se tornam mais engajados.
Confira agora alguns dados que foram destacados na pesquisa:
– 80% dos profissionais dizem que o estímulo a criatividade os deixa mais satisfeitos
– 70% das pessoas acreditam que a criatividade atribui valor a sociedade
– 64% das pessoas dizem que a criatividade tem impactos positivos na economia
– 45% dos colaboradores que se autodenominam criativos dizem que sai mais felizes no trabalho
– 44% dos profissionais criativos no trabalho afirmam ser mais confiantes.
3 dicas para desenvolver a criatividade em um ambiente de trabalho
Confira agora algumas dicas para desenvolver a criatividade no ambiente de trabalho:
-
O RH pode ajudar a promover a criatividade no trabalho
O Recursos Humanos (RH) de uma empresa são todas as pessoas que fazem parte dela. Entretanto, a gestão de RH ou gestão de pessoas é a parte administrativa da empresa que alinha os seus objetivos no mercado de trabalho com os colaboradores e promove a satisfação profissional.
A gestão do RH tem como uns dos seus objetivos promover ações de engajamento, desenvolvimento e motivação de equipes e melhoria do clima organizacional. Por isso, a gestão de RH é essencial e pode ajudar a promover a criatividade no trabalho. Sendo assim, o RH deve primeiramente criar um ambiente acolhedor, valorizando o profissional, promovendo formações e treinamentos.
Além disso, seria interessante se eles criassem um “pacote de benefícios” que teria como função contemplar colaboradores que sugerem novos projetos. Caso o projeto do profissional obtenha sucesso, ele poderá ganhar um tipo de comissão ou bônus. Tal pacote incentivará o aumento
Por fim, o RH ainda pode promover encontros internos entre os colaboradores criando um ambiente acolhedor e propício para que os profissionais estejam engajados e se sintam valorizados, incentivando o desenvolvimento a criatividade.
-
Invista em treinamentos
Os treinamentos são essenciais para incentivar o desenvolvimento da criatividade no ambiente de trabalho, visto que, os colaboradores absorvem conhecimentos novos e adquirem novas competências.
O Imersão Motiva promove um treinamento imersivo com uma equipe de palestrantes experientes que abordam temas com o objetivo de inspirar pessoas a despertar o poder da automotivação, contribuindo para a melhora nos resultados de uma empresa.
O projeto tem como objetivo fazer com que os participantes tenham a oportunidade de ampliar suas habilidades, capacidades e competências, atingindo assim, uma alta performance profissional.
-
Faça brainstorming
Essa técnica tem como objetivo estimular a capacidade criativa e intelectual dos participantes e contribuir para uma cultura colaborativa. Sendo assim, uma ferramenta essencial para criar uma cultura de criatividade e inovação, através de encontros, nos quais, são expostas questões que precisam de uma resolução ou um ambiente para sugestão de novos projetos para a empresa.
E aí, conseguiu aprender como desenvolver a criatividade em um ambiente de trabalho?
Compartilhe este artigo com os seus amigos que precisam aprender essas dicas!
Conheça um pouco mais sobre a Imersão Motiva e aprenda sobre mais temas relacionados ao ambiente de trabalho!